Meus anos de formação foram afetados devido a alguns modelos de associação. Devido ao chamado de Deus em minha vida, um desses modelos, definitivamente fez mais que todos os outros na questão de me moldar para o serviço – A associação que eu fui testemunha entre os pastores nas ilhas onde eu vivi durante a minha juventude.
Meu primeiro modelo de seguidor de Cristo foi um pastor. Eu observei como ele e seus colegas se relacionavam entre si. Eles foram de ajuda em questões tangíveis, me ajudando a encontrar trabalhos e me ajudando a ter acesso à educação. Mas o mais importante, no entanto, é que eles marcaram em mim uma forma de vida que eu acredito que desalenta a dependência e fomenta o empoderamento.
Manus manum lavat é uma frase atribuída a Seneca. Significa “uma mão lava a outra”. A sabedoria popular se somou “e juntas elas lavam o rosto”.
O apóstolo Paulo pede em Filipenses “completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude. Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.
Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.
Tenha essa forma de pensar entre vocês, a qual é sua em Cristo Jesus. (Filipenses 2:2-5).
Nosso mundo continua procurando modelos de unidade. Às vezes as mentes cansadas ou céticas pensam que não há por onde encontra-los. Será pelo fato de que não são impactados pelo que “é [nosso] em Cristo Jesus”? Podemos afirmar com valentia que é nosso pelo propósito que nos foi confiado. Apesar de viver em um mundo onde o ódio e a falta de decoro prevalecem nas atitudes e nos discursos, nós cremos, e por isso agimos segundo a mente de Cristo que une e dá poder à igreja para a bondade, paz e amor.
Não importa quão machucado, mal julgado, criticado e inclusive quão excluído esteja, com a mente de Cristo, você ainda pode “considerar os interesses dos demais.”
O Dr. Eugénio R. Duarte é superintendente geral na Igreja do Nazareno com escritório no Centro Global de Ministério Lenexa, Kansas, EUA. Nascido em Cabo Verde, África, ele foi eleito para o cargo de eleição mais alto no ano de 2009, na 27a. Assembleia Geral celebrada em Orlando, Florida, EUA. Antes de ser eleito, o Dr. Duarte estava servindo com o diretor regional da África para a denominação