Muitos pensam que há no levantamento de fundos, dízimos e ofertas, uma busca oportunista dos religiosos por receita, e isso pode até ocorrer por parte de alguns, como bem profetizou o Apostolo Pedro em II Pedro 2:3 – “Também, movidos pela ganancia, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio; a condenação dos quais, já de largo tempo não tarda e a sua destruição não dormita”.
A entrega de dízimos e ofertas é um assunto espiritual importante, extensamente abordado na Biblia, e no Evangelho reforçado pelo próprio Jesus, quando diz em Mateus 23:23: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na Lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas”.
Nós, na Igreja do Nazareno Central de Brasília, ensinamos que finanças se constituem um assunto espiritual, pois ao exercitar a fidelidade para com os princípios ensinados na Bíblia, exercitamos nossa submissão e dependência de Deus, exaltando-O acima dos valores materiais, aparentes e temporais. Deus nos oferece a possibilidade de relacionamento sob Seu cuidado e orientação. Ao apresentar nossos bens em oferta, adoramos a Deus como Soberano não só no Céu mas também aqui na Terra.
São cinco os princípios financeiros que ensinamos e guardamos:
1 – Dizimo: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes”. Malaquias 3:10
2 – Oferta: “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria”. II Coríntios 9:7
3 – Primícia: “Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: quando houverdes entrado na terra que eu vos dou, e segardes a sua sega, então trareis ao Sacerdote um molho das primícias da vossa sega.” Levitico 23:10 (há quem diga que esta ordem é só para os judeus, mas nós não concordamos; a ordem é para o Israel de Deus, do qual os redimidos em nome de Jesus fazem parte.
IGREJA DO NAZARENO DO BRASIL
Banco SICOOB
Agência: 4001
Conta Corrente: 114960-1
CNPJ: 03.494.960/0005-77
Número do banco: 756
Igreja do Nazareno Distrito Centro Oeste